Receita de molho madeira caseiro

0
Receita de molho madeira caseiro

O molho madeira já se tornou um molho popular na gastronomia mundial, muitos pratos, principalmente aqueles que têm carne como ingrediente principal, utilizam esse molho para dar um sabor a mais na refeição. É fácil encontrar esse molho a venda nos supermercados, mas em muitos casos ele não é o verdadeiro molho madeira, pois é cheio de conservantes e outros ingredientes que descaracterizam o sabor original desse molho. Mas muitas pessoas arriscam em fazer o seu próprio molho madeira caseiro, aplicando seu toque e tempero ao alimento.  Nesse artigo vamos ensinar como pode ser rápido e fácil fazer o molho madeira em casa mesmo, além de ensinar a diferença entre o verdadeiro molho madeira e os que nos são oferecidos na maioria das vezes. Confira!

 

Como surgiu o molho madeira

A Inglaterra e a França são países que historicamente já possuem uma rixas por diversos fatores, e o molho madeira também é responsável por uma dessas disputadas entre os dois países europeus.  O molho madeira como conhecemos data do século XIX, na Inglaterra. Acontece, porém, que a forma de produção do molho madeira lembra muito os molhos franceses, criados em cerca de 1600 e então registrados como uma criação deles. Há também aqueles que atribuem a receita original aos portugueses, uma vez que o molho madeira original é produzido com o vinho madeira de Portugal. Porém, na época de sua criação os Ingleses dominavam a ilha de Madeira, em Portugal, por isso a receita deve ser atribuída à eles.

Outro detalhe muito interessante sobre o molho madeira é que ele só é o verdadeiro molho, se feito com o vinho madeira original de Portugal, mas e se você não tiver vinho Madeira? Sabemos que uma garrafa de vinho madeira não é exatamente barata e muitas vezes você pode estar muito interessado em experimentar o molho. Neste caso, você pode usar outros vinhos. Não terá exatamente o mesmo resultado, mas as diferenças são aceitáveis para quem deseja uma experiência próxima. É importante buscar outro vinho tinto seco de boa qualidade, pois sem isto a sua receita será arruinada.

 

Como fazer molho madeira caseiro

Fazer molho madeira em casa poder ser algo extremamente simples, se você souber o mínimo sobre cozinhar. E tudo o que você precisa são ingredientes fáceis de encontrar em qualquer supermercado. O que pode ser mais complicado é o modo de preparo da carne que o molho servirá de acompanhamento, pois o preparo dela é tão importante quanto o molho.  Abaixo confira uma receita de molho madeira caseiro e uma de Filé de molho madeira.

 

Ingredientes

2 xícaras (chá) de água

1 tablete de caldo de carne

1 taça de vinho Madeira Seco

1 copo (americano) de champignons

2 colheres (sopa) de cebolinha picada

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de amido de milho

Modo de preparo

Coloque a manteiga na panela e refogue a cebola, o champignon e os tablets de caldo de carne, deixe a cebola dourar, acrescente o vinho e deixe ferver por 10 minutos.  Após esse período acrescente o amido de milho diluído em 1/2 xícara de água. Depois coloque sobre a carne de sua preferência.

Como fazer Filé ao molho madeira

Tempere seis bifes de Filé mignon com alho, cebolo, sal e mais temperos que você deseje.

Frite os filés mignon em uma frigideira com óleo, azeite ou manteiga.

Quando o bife dourar coloque em um prato e jogue o molho madeira quente sobre os bifes.

É recomendado que sirva o filé ao molho madeira com puré de batatas ou batata assada.

Qual a melhor carne  para fazer ao molho madeira?

Quando se busca as referencias para o molho madeira, geralmente se exigia que ele acompanhasse e carne assada, pois assim seria possível usar o caldo da própria carne em sua preparação. Acontece, porém, com o advento dos caldos de carne prontos, você pode preparar outras formas de carne com molho madeira.

É importante lembrar, porém que apenas carne bovina fica realmente interessante com molho madeira, tanto porco quanto frango e outras carnes que não sejam de caça não ficam tão interessantes, pois o sabor do molho acaba se sobrepondo no caso do frango e no caso do porco eles conflitam demais, criando uma combinação horrível.

Finalmente, uma das peças usadas para o assado com molho madeira é o lagarto e a carne de sol, pelo cozimento mais demorado e pela continência deliciosa da carne, ou o filé mignon.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *