Método Montessori: O que é e como aplicar em casa?

0
Método Montessori: O que é e como aplicar em casa?

Uma das maiores discussões da atualidade é sobre os métodos educacionais: o quanto os ambientes escolares estão defasados em relação às nossas novas necessidades como sociedade, e acima de tudo o que os pais desejam para seus filhos. Uma das novas propostas dentro da educação é o Método Montessori, que traz um enfoque totalmente diferente e, acima de tudo, individualizado para a educação, abolindo a situação em que um professor ensina uma quantidade enorme de alunos da mesma forma igual, o que ajuda com que cada um busque sua individualidade.

Vamos falar mais sobre o método Montessori, suas qualidade e vantagens e como você pode colocar mais do método Montessori na sua vida, por meio de um quarto Montessoriano e pela aplicação desses conceitos no dia a dia.

O que é o Método Montessori e como ele funciona?

O método Montessori é uma série de conceitos e aplicações pedagógicas, feitas para fazer com que a criança consiga de desenvolver de forma mais natural, independente, crítica e, acima de tudo mais feliz.

O método Montessori é apoiado em 6 pilares, que fazem parte da sua principal política:

Autoeducação: é permitir que a criança use sua curiosidade e seu desejo de absorver o mundo ao seu redor de forma construtiva. Sem tentar guiar demais, mas oferecendo todas as possibilidades, a criança descobre suas próprias potências e fraquezas.

Educação Cósmica: A educação cósmica é um conceito de o educador levar o conhecimento para a criança de forma organizada, mostrando a ela que tudo tem um lugar no mundo e a importância que os seres humanos têm de guardiões desse equilíbrio e ordem.

Educação como ciência: a educação como ciência é um conceito em que o constante feedback da criança ao que está sendo oferecido à ela e a forma como está sendo oferecido é a parte central de todo o conceito.

Ambiente preparado: O ambiente preparado é um ambiente criado especialmente para as crianças. Dentro do método Montessori, ter mobília especial e adequada para as necessidades físicas e psicológicas das crianças é indispensável. Com isso, aumenta-se a interatividade dela com o mundo ao redor.

Adulto preparado: é a nomenclatura para professor dentro do método Montessori. O treinamento do professor dentro do método e no conhecimento da criança em geral. Além do estudo e do treinamento, envolve o fato deste profissional ser também psicologicamente preparado para lidar com o desenvolvimento da criança.

Criança equilibrada: O conceito de criança equilibrada tem relação com a possibilidade de a criança seguir seu desenvolvimento da forma mais natural possível, podendo desenvolver capacidades inatas como o amor à ordem e ao silêncio.

Como fazer um quarto Montessoriano em casa?

Seguindo os conceitos do método Montessori, é possível dar a criança uma experiência Montessoriana em casa. Com o quarto Montessoriano, seu filho terá uma chance de desenvolver suas capacidades de forma mais natural e dentro destes conceitos.

Compre móveis aos quais ele tenha total acesso e ofereça a ele um mundo que seja feito para ele dentro do quarto, ofereça estímulo e ordem, mostrando que tudo tem seu lugar, mas que ela pode explorar e aprender e oferece sempre várias fórmulas de estímulo, para que ela possa aprender e descobrir por conta própria, mas sempre com sua ajuda.

Obviamente essa é apenas uma introdução ao método Montessori. Busque profissionais capacitados e treinados no método e conheça mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *