Pronatec 2018: saiba como irá funcionar esse programa

0
Pronatec 2018: saiba como irá funcionar esse programa

Quem quer estudar e se qualificar sabe que a tarefa é bastante difícil, ainda mais quando as faculdades andam tão caras para se estudar.Claro que existem alguns programas da rede privada como o Quero bolsa ou o Educa Mais Brasil Portal do Aluno, mas eles não fornecem bolsas de 100%. No artigo de hoje você vai entender como irá funcionar o pronatec 2018 e seus cursos, e como fazer suas inscrição. Acompanhe conosco.

Pronatec – do que se trata?

Antes de falar sobre o programa, é preciso entender como ele foi criado. Em outubro de 2011, foi sancionada a Lei n° 12.513/2011 pelo Governo Federal brasileiro, lançando o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego –, que visa capacitar a população jovem de baixa renda que tenha interesse em qualificar-se após o Ensino Médio, ou seja, com acesso ao ensino técnico, profissionalizante e de especialização em vagas 100% gratuitas. Essa medida foi muito importante para auxiliar esses jovens na busca do seu primeiro emprego, ou mesmo para dar continuidade em suas carreiras.

Entretanto, só em 2014, mais de 4,6 milhões de pessoas se inscreveram nos cursos oferecidos pelo Pronatec. E, neste ano, o Governo Federal pretende investir R$ 14 bilhões nos cursos e ampliar o número de inscritos para 8 milhões.Quer saber como o programa funciona e o que você deve fazer para participar? Então continue lendo! Com o Governo temer em 2016, o programa sofreu muitos cortes, mas em 2018 ele está de volta e foi garantido pelo governo.

Como serão oferecidos os cursos do Pronatec?

Os cursos Pronatec 2018  além da rede pública e privada, você tem acesso ao programa através das instituições do “sistema S”, como Senai, Senac, Sesi, Senar e Senat.

São mais de 600 cursos técnicos de curta duração (profissionalizantes ou livres) que vão de 30 a 170 horas totais, e mais de 220 cursos técnicos, que em média levam de 180 a 340 horas totais.

São cursos oferecidos em várias áreas, como Técnico em Informática, em Hospedagem, Mecatrônica, Eletrônica, Mecânica, Química, Web desing, Segurança do trabalho, Massoterapia, Nutrição, Enfermagem, e uma infinidade de opções.

Quem pode se inscrever?

Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode passar pelo processo de inscrição! Basta ter como objetivo crescer profissionalmente e buscar qualificação. Membros de famílias participantes do Bolsa Família estão dentro, por exemplo, assim como todo estudante matriculado ou que já concluiu o Ensino Médio em escolas da rede pública, agricultores, indígenas e membros de comunidades quilombolas, portador de necessidades especiais, profissionais fora do mercado de trabalho e que querem voltar à ativa, além de pessoas inscritas no CadÚnico.

pronatec 2018Como fazer inscrição no PRONATEC 2018?

Pelo fato de o Pronatec ser formado por um conjunto de iniciativas, ainda não foi criado um sistema único de inscrições. Ou seja, vai depender da instituição de ensino desejada, pois as vagas disponíveis nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Serviços Nacionais de Aprendizagem e nas escolas da rede pública seguirão critérios individuais para apuração de quem pode e quem não pode participar.

Os Cursos PRONATEC podem ser Técnicos Profissionalizantes ou Qualificação Profissional, os Cursos Técnicos Profissionalizantes têm carga horária de 800 a 1200 horas e duração de um a três anos, para quem deseja fazer inscrição para um curso Técnico Profissionalizante PRONATEC é necessário a conclusão do ensino médio.

Conclusão

Bem caros leitores e leitoras, esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso fazer os cursos do Pronatec ok?

Sugestões e dúvidas podem deixar nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *