Certidão de nascimento: Documentação necessária, segunda via e mais!

0
Certidão de nascimento: Documentação necessária, segunda via e mais!

Como tirar a segunda via da certidão de nascimento? Quais documentos são exigidos? Tire todas as suas dúvidas aqui.

A certidão de nascimento é o primeiro documento e o início da vida de cidadão do bebê. É de extrema importância até o final de sua vida. Ela será o documento referência de todos os outros que virão após a certidão, porque é lá que constará seu nome e sobrenome escolhido pelos pais; a data, hora e local do nascimento; nome dos avós e tipo sanguíneo. A certidão de nascimento servirá como base de dados para todos os outros documentos do cidadão, como a carteira de identidade, o CPF, título de eleitor, passaporte, carteira de motorista e etc.

Para registrar seu filho há algumas exigências e documentação necessária. Há também um prazo depois do nascimento que deve ser cumprido para o registro ser feito. Então, se você é pai ou mãe de primeira viagem não se preocupe o artigo de hoje trará todas as informações necessárias sobre a certidão de nascimento, onde você pode fazê-la, quais documentos são exigidos, os prazos e quem pode registrar.

O que é a certidão de nascimento? Onde posso fazer?

A certidão de nascimento, como dito anteriormente, é um dos documentos mais importantes que o cidadão terá na vida, ele será a base para todos os outros documentos oficiais que estarão por vir. A certidão de nascimento é o registro oficial e documentado do nascimento do bebê. Nele é atestada sua vida civil, com nome e sobrenome, local e data do nascimento, tipo sanguíneo, hora do nascimento, nome dos pais e avós e o sexo da criança.

Para registrar uma criança você deve se dirigir ao cartório de registro mais próximo da sua residência ou onde nasceu o bebê.

Quem pode ir ao cartório e requerer a certidão de nascimento?

Essa requisição do registra do bebê através da certidão de nascimento poderá ser feita por ambos os pais ou apenas um deles, sem pagar nenhum custo por isso. A primeira certidão de nascimento é gratuita.

De acordo com a Lei dos Registros Públicos de n. 6015/73, em seu artigo 52, podem fazer a certidão de nascimento:

  • o pai ou a mãe, isoladamente ou em conjunto, observado o disposto no § 2º do art. 54; (Redação dada pela Lei nº 13.112, de 2015)
  • no caso de falta ou de impedimento de um dos indicados no item 1º, outro indicado, que terá o prazo para declaração prorrogado por 45 (quarenta e cinco) dias; (Redação dada pela Lei nº 13.112, de 2015)
  • no impedimento de ambos, o parente mais próximo, sendo maior achando-se presente;
  • em falta ou impedimento do parente referido no número anterior os administradores de hospitais ou os médicos e parteiras, que tiverem assistido o parto;
  • pessoa idônea da casa em que ocorrer, sendo fora da residência da mãe;
  • finalmente, as pessoas (VETADO) encarregadas da guarda do menor. (Redação dada pela Lei nº 6.216, de 1975).

Certidão de nascimento

Como faço para pedir a 2ª via da certidão de nascimento?

Se você perdeu a certidão, foi furtado ou roubado poderá fazer o pedido da segunda via da certidão de nascimento. Dirija-se ao cartório onde foi feito o registro portando um documento de identificação com foto e faça o requerimento. Nesse caso há uma taxa para a 2ª vida da certidão de nascimento que deve ser paga no próprio cartório. O valor dessa taxa varia de acordo com cada Estado.

E se não for possível comparecer ao cartório onde foi feita a certidão? Veja no tópico a seguir!

Tem como tirar a 2ª via da certidão de nascimento online?

Com a evolução da internet e da informática muitos serviços que antes eram extremamente burocráticos e cansativos para o cidadão,  ficaram mais simples e práticos. Um exemplo disso é a 2ª via da certidão de nascimento.

Muitas pessoas moram em outras cidades, estados ou país diferente de onde nasceu e dessa forma fica dificultoso e inviável de comparecer ao cartório onde foi registrado o seu nascimento. Por esses e outros motivos importantes foi criado um portal oficial na internet que permite que você preencha um cadastro com seus dados e receba  em papel ou de forma virtual a sua segunda via da certidão de nascimento, que você poderá imprimir em casa mesmo. para isso acesse o Link registro Civil , escolha o documento que precisa da segunda via e o meio de envio dele (Correios ou digital), preencha com seus dados pessoais, paga o boleto referente à taxa de segunda via e aguarde seu documento chegar, sem mesmo precisar sair de casa para isso.

Até a próxima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *