Certidão de quitação eleitoral: Saiba o que é e como obter a sua!

0
Certidão de quitação eleitoral: Saiba o que é e como obter a sua!

Sabe se está em dia com a Justiça Eleitoral? Precisa da sua certidão de quitação eleitoral? Tire aqui todas as suas dúvidas e saiba como tirar a sua.

No Brasil, pelo fato de o voto ser obrigatório, é de extrema importância que você esteja em dia com as suas obrigações como cidadão de uma democracia. Se você estiver irregular com a Justiça Eleitoral poderá ter diversos problemas no futuro e ficar restrito de algumas ações.

A certidão de quitação eleitoral é um documento importante que diversos órgãos exigem para cadastros ou inscrições. Muitas pessoas não sabem o que é uma certidão de quitação eleitoral, não sabem também para que ela serve e nem onde consegui-la. Para facilitar a vida de nossos leitores, elaboramos um artigo especial sobre o assunto, onde você poderá tirar todas as suas dúvidas com respeito à certidão de quitação eleitoral. Saiba como consegui-la agora mesmo!

O que é a certidão de quitação eleitoral?

Algumas pessoas vão passar a vida inteira sem precisar apresentar uma certidão de quitação eleitoral. Porém, em muitos casos como: concursos públicos, cargos públicos e outras candidaturas, poderão exigir tal certidão e é importante que você saiba qual a sua verdadeira finalidade.

A certidão de quitação eleitoral é um documento oficial que comprova que o cidadão está em dia com a sua obrigação com a Justiça Eleitoral. E também que não contém nenhuma multa e desacordo em seu nome. Em outras palavras, a certidão de quitação eleitoral é um documento que comprova que você votou em todas as eleições. E que que você mesmo não podendo votar justificou corretamente seu voto.

Quando você está longe da sua zona e sessão eleitoral no dia da votação e não poderá votar, deve se dirigir à uma sessão eleitoral, preencher uma ficha de justificativa e expor o motivo real que não está exercendo o seu direito e dever de votar. Após isso, a Justiça Eleitoral recebe a sua justificativa e lança no sistema que você não votou, mas justificou a ausência. Dessa forma você fica em dia com o TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Certidão de quitação eleitoral

Para que ela serve?

A certidão de quitação eleitoral poderá ser requisita em alguns casos como:

  • inscrição em concurso público
  • empossamento de cargo público
  • carteirinha de advogado da OAB
  • carteirinha de estagiário da OAB
  • receber vencimentos
  • receber remuneração
  • salário ou proventos por exercício em cargo ou emprego público
  • para participar de leilão ou concorrência pública ou administrativa
  • conseguir empréstimos nas autarquias, caixa econômica federal, sociedade de economia mista
  • para pedir passaporte
  • para tirar carteira de identidade
  • fazer matrícula ou renová-la em instituição de ensino oficial
  • declaração de imposto de renda, dentre outros.

Diante dos motivos citados acima, percebe-se a importância da certidão de quitação eleitoral e também de se manter em dia com suas obrigações como cidadão. Se você não estiver em dia com a Justiça Eleitoral estará restrito de exercer diversas ações importantes na sua vida.

 

Onde pegar a certidão de quitação eleitoral?

A única forma de pegar a certidão de quitação eleitoral antes era apenas comparecendo em algum cartório ou posto eleitoral, com seus documentos como identidade ou um documento oficial original e o seu título de eleitor.

Atualmente, com os avanços da internet e pensando nas facilidades que ela pode proporcionar, é possível através do site do Tribunal Superior Eleitoral emitir na hora sua certidão de quitação com a justiça eleitoral, onde você poderá imprimir em casa mesmo.

Para emitir sua certidão de quitação eleitoral pela internet, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral . Leia as condições e o termo, depois sinalize que concorda e quer emitir sua certidão. Clique em “Emissão de certidão” onde você preencherá corretamente com todos os seus dados, principalmente com os números do seu título de eleitor, após isso escolha “emitir certidão” e pronto!

Se houver alguma divergência de dados a certidão não será emitida. O outro caso é se você não estiver quite com suas obrigações com a Justiça Eleitoral, a certidão também não será emitida. Nesses dois casos é indicado que você procure o mais breve possível um cartório ou um posto eleitoral para verificar a sua situação e o que pode estar errado.

É importante que você esteja sempre em dia com suas obrigações eleitorais.

Para outras dúvidas e sugestões sobre a certidão de quitação eleitoral, deixe seus comentários.

Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *