Como tirar o passaporte?

0
Como tirar o passaporte?

O sonho de conhecer o mundo é presente na vida de varias pessoas, seja para estudar, conhecer novas culturas ou para viajar a trabalho. Mas, sejamos honestos, é trabalhoso. Antes de entrar no avião é preciso muito planejamento e atenção. E algumas coisas se não forem planejadas com antecedência podem te gerar uma grande dor de cabeça, esse é o caso do passaporte e como tira-lo.

Vamos falar mais sobre como tirar o passaporte e todas as situações relacionadas a este tipo de documentação indispensável ara viagens!

Como tirar o passaporte e quais são os prazos?

A primeira coisa que você deve saber é que o passaporte é emitido pela Policia Federal, e o prazo de emissão do documento pode variar, no site da Policia Federal você pode tirar suas duvidas quanto a isso e também agendar um dia e horário para solicitar a emissão do seu documento.

Depois de entrar no site da Policia Federal e de preencher uma solicitação eletrônica, o seu primeiro passo deve ser conferir se todos os seus documentos estão certos. O que você vai precisar para a emissão do seu passaporte é: uma copia do RG, lembrando que caso seu nome tenha mudado, é necessário levar a certidão de casamento; titulo de eleitor, que precisa estar em dia; comprovante de quitação com o serviço militar, caso você seja homem; certificado de naturalização, caso você tenha sido naturalizado brasileiro; comprovante de pagamento ao Guia de Recolhimento da União, que é a taxa para a emissão do documento (o boleto será gerado após você preencher a solicitação online); e o seu CPF. O valor da taxa é de R$250,00, aproximadamente.

Quando chegar o dia agendado, não se esqueça de organizar toda a sua documentação e estar no posto da Policia Federal no horário certo. Não é mais necessário levar foto 3×4, ela será tirada lá mesmo, em exceção quando se tratar de passaporte para menores de três anos.

Depois de feita a solicitação, você pode acompanhar o processo online pelo site da Policia Federal, usando o numero de protocolo que lhe será passado. E quando o passaporte estiver pronto, você deve busca-lo pessoalmente com o seu Rg.

Todos os procedimentos são iguais?

Existem alguns casos que são considerados emergenciais quando o assunto é tirar o passaporte: desastres naturais, doença, conflito armado, ajuda humanitária, entre outros casos. Nesses casos é possível fazer uma solicitação de emergência, para isso você precisa de todos os documentos para uma solicitação comum, mais uma foto 5×7, comprovante de pagamento ao GRU e um documento que comprove a emergência.

Nesses casos o que você deve fazer é: preencher o formulário online, e salvar o protocolo de solicitação, então se encaminhar a um posto da Policia Federal com todos os documentos comuns, o protocolo de solicitação, e o comprovante da emergência. O seu pedido será avaliado pelo atendente do posto e caso ele aceite, o próprio atendente ira te entregar o boleto para pagamento do GRU. Para o passaporte emergencial o prazo de entrega é de 24 horas.

Caso você ainda se sinta inseguro, o site da Policia Federal, na seção de Duvidas Frequentes, pode de auxiliar. Ou você pode entrar em contato pelo numero 194 e esclarecer qualquer desentendimento que possua.

Boa Viagem!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *