Como consultar Imposto de renda? Aprenda mais sobre

0
Como consultar Imposto de renda? Aprenda mais sobre

Uma das principais atribuições da Receita Federa é o recolhimento de impostos de diversas fontes, seja de importações e exportações até o imposto de renda de pessoas e empresas.

Acontece que, exatamente por isso, o trabalho da receita era, antes, muito moroso, dependendo de uma quantidade interminável de papel, checagens e questões relacionadas a cálculos e confirmações, sendo que as restituições do imposto de renda e a chamada “malha fina” era muito mais complexa do que é hoje.

Felizmente, com o avanço da tecnologia, todas essas consultas, e até a entrega do imposto de renda, se tornou muito mais simples e rápido, podendo ser feito por qualquer pessoa em sua casa. Inclusive é possível consultar imposto de renda sem sair de casa!

Vamos falar mais sobre como consultar imposto de renda sem sair e casa de forma fácil e como isso pode te ajudar a conseguir a sua tão deseja restituição e saber mais detalhes sobre os valores.

Quando e como consultar imposto de renda?

Você só pode consultar imposto de renda após o termino do prazo para que as declarações sejam enviadas. Depois do fim do prazo, você pode consultar a sua declaração de imposto de renda pelo site da Receita Federal.  Vale ressaltar que essa consulta é muito importante, pois, fazendo isso você pode acompanhar e corrigir qualquer mal entendido ou informação errada que você tenha registrado.

Consultar imposto de renda é tão importante quanto se organizar e garantir que todas as informações que você está declarado por meio do imposto de renda, estejam corretas. Tendo em vista que, caso algo esteja errado, você pode enfrentar problemas com a Receita Federal, pagar multas, ter o passaporte suspenso ou perder o direito a restituição.

A consulta é muito simples. Por meio do site da Receita federal você pode acessar as suas declarações com o seu CPF.  Não deixe de consultar Imposto de Renda e se preparar para uma possível restituição!

O que é a restituição do imposto de renda?

Durante todo o ano o contribuinte paga o imposto de renda ao governo federal. Este imposto tem como base o salario de cada contribuinte. Ao fazer a declaração do imposto de renda o contribuinte mostra o quanto desse imposto ele pagou durante o ultimo ano, a restituição acontece caso o contribuinte tenha pagado um valor maior que o necessário.

Acontece que, devido a uma série de questões sobre o imposto de renda cobrado, você acaba recebendo parte deste dinheiro de volta, e a isso é dado o nome da restituição do imposto de renda.

Pessoas que tiveram despesas médicas, ou que tem muitos dependentes financeiros podem receber descontos no valor do imposto e com isso conseguir a tão esperada restituição. Mas lembre-se que a restituição só é possível se as informações da declaração do imposto de renda estiverem corretas.

Uma das vantagens de consultar o imposto de renda por meio do portal é que, como as informações circulam em uma velocidade muito maior, é possível corrigir pequenos detalhes e evitar a tão chamada “malha fina”, que é quando os técnicos da receita Federal percebem que você pagou menos do que deveria.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *