Dicas para melhorar a concentração

0
Dicas para melhorar a concentração

Que nosso cérebro é ainda um grande mistério para todos nós, não existe nenhuma novidade, mas o fantástico é que a neurociência, um ramo da psicologia e da neurologia, juntamente com outras ciências como a linguística, vem reunindo uma série de conhecimentos sobre o nosso cérebro.

Dessa forma, vamos apresentar dicas para melhorar a concentração, oferecidas para você que precisa de mais foco para o seu dia a dia e para obter os melhores resultados em relação ao seu trabalho e os seus estudos.

Como a neurociência pode te ajudar a usar a tecnologia ao seu favor?

A neurociência comportamental é uma grande aliada na concentração e na produtividade do seu dia de trabalho, permitindo que você ocupe menos do tempo para fazer suas atividades, tendo mais tempo para seus afazeres prazerosos. Sabendo disso, você terá a chance de desenvolver excelentes resultados com essas dicas, e controlando a quantidade de aplicativos que você mantém aberto enquanto trabalha.

Divida a sua rotina de trabalho em fatias (e recompense-se quando cumpri-las)

Uma das formas mais inteligente de se manter ativo e produtivo todo o dia é ter pequenos sucessos durante todo o dia. Quebrar sua rotina em pedaços mais ou menos iguais é extremamente importante, pois dessa forma você sente a sensação de ter cumprido uma meta, recompensando-se com mensagem de facebook, celular e até com um café e 10 minutos de paz.

Com isso, você consegue relaxar, produzir e se sentir cada vez mais realizado, já que cada parte das suas tarefas que for cumprida, será recompensada com relaxamento e atividades prazerosas.

Alimente-se sempre e com frequência

Melhor do que passar fome o dia inteiro e então comer uma grande refeição (geralmente na hora do almoço) e depois ter de lidar com a diminuição do ritmo de trabalho, é melhor fazer pequenas e rápidas refeições (naqueles 10 minutos de descanso entre os blocos de trabalho, por exemplo) e mantenha-se também sempre hidratado, pois o cérebro diminui sua eficiência se estiver com grandes períodos de jejum.

Monte playlists que te ajudem a cronometrar seu tempo de trabalho

Ao contrário do que dizem, as músicas que você ouve durante o trabalho ajudam sim a se concentrar, mas é importante que você use trilhas que já conhece. O horário de trabalho, não é o momento de descobrir novas músicas. Montar playlists com no máximo uma hora de duração faz com que você saiba exatamente quanto tempo você tem de trabalhar antes das pausas. Uma pequena pausa de 5 minutos dentre uma playlist e outra (o ideal é combinar o fim do bloco de trabalho com uma hora, mas nem sempre é possível), pois o cérebro só consegue manter sua total concentração em algo por apenas uma hora.

Tente manter a ordem na sua mesa

Quando as pessoas reclamam que um ambiente bagunçado contribui para a perda da concentração, elas tem toda a razão. A mente costuma espelhar o ambiente externo, sendo muito mais difícil se concentrar em uma única tarefa quando as coisas ao seu redor estão bagunçadas e com grande quantidade de informação a ser absorvida.

Com essas dicas, você com certeza terá muito mais tranquilidade para se concentrar no seu trabalho ou estudo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *