Faculdades de medicina: melhores e piores

0
Faculdades de medicina: melhores e piores

Milhares de pessoas em todo país sonham com o diploma de medicina, em poder exercer uma das profissões de maior prestígio dentro da nossa sociedade. O curso de medicina pode ser muito estressante, já que o medico lida com questões de vida ou morte em quase todos os momentos de sua carreira.

Por isso sua trajetória acadêmica pode ser tão complicada, pois é na sala de aula ondem recebem todo o conhecimento para não colocarem em risco a vida de outras pessoas. Por isso que a escolha da faculdade deve ser levada tão a sério nesse momento, independente de valor da mensalidade ou coisas do tipo, a faculdade onde você deseja se formar deve ser uma faculdade que ira te fornecer o ensino de maior qualidade.

Vamos entender como MEC avalia os cursos superiores e usando esse parâmetro, indicar as melhores (e piores) faculdades de medicina do Brasil.

Como estão as faculdades de medicina do Brasil?

O MEC avalia os cursos com base em duas formas de pontuação o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que é voltado para os cursos de medicina em si, e os IGC (Índice Geral de Curso) que servem para classificaras faculdades.  O CPC é um índice muito importante, pois sua nota depende da nota do Enade (exame de avaliação do ensino superior) e coisas como infraestrutura da faculdade e recursos didático-pedagógicos. Sua escala de notas vai de 1 a 5, e o curso precisa ter pelo menos uma nota 3 para não ser considerado insatisfatório.

Com base nesses indicies, na ultima avaliação, o MEC considerou mais de vinte faculdades de medicina em nível insatisfatório, ou seja, cursos que não conseguiram notas boas e que não alcançaram os requisitos. Algumas dessas faculdades são: Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Infelizmente, na ultima avaliação, o MEC não deu nenhuma nota máxima na avaliação, a nota mais alta recebida foi a nota quatro. Entre as melhores faculdades avaliadas pelo MEC estão: Universidade Federal do Espirito Santo, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Deixe a indecisão de lado e estude muito!

A importância da escolha sobre qual faculdade cursar pode ser difícil em qualquer área, para qualquer carreira, por isso tenha sempre em mente a qualidade do curso e as avaliações que o MEC faz, mas também não se esqueça do velho “boca a boca”. Vale a pena pesquisar a Universidade pretendida e buscar avaliações de alunos e ex-alunos, afinal, ninguém conhece tão bem uma faculdade quanto os alunos que nela estudam. Algumas universidades também disponibilizam online a grade curricular e uma lista com os nomes do corpo docente, pesquisar a titulação dos professores é uma ótima ideia.

A carreira medica é um sonho para varias pessoas, e graças a sua importância a qualidade da formação precisa ser a melhor possível, tenha em mente que apenas sonhar com a carreira não é suficiente, é preciso muita dedicação, seja para passar nos vestibulares mais disputados de todos, seja para concluir um curso de horário integral com uma das grades mais complexas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *