SISU 2017: saiba como se inscrever

0
SISU 2017: saiba como se inscrever

Para algumas pessoas, o sonho de fazer uma faculdade é o mais importante de todos. Milhares de pessoas, por todo Brasil, se esforçam e estudam o ano inteiro para poder ingressar no ensino superior, seja realizando o vestibular, ou por meio do Enem.

Quando se trata de Enem, entra em cena o SISU, Sistema de Seleção Unificada, que nada mais é do que a ferramenta online, criada pelo Ministério da Educação, para a inscrição em determinadas faculdades, usando a nota do Enem. Simples não é?

O que mudou no SISU 2017?

Primeiramente, para utilizar o SISU é necessário que você tenha feito o Enem, nesse caso, o Enem 2016. A plataforma abre dois períodos de inscrição por ano, o primeiro é no primeiro mês do primeiro semestre, ou seja em Janeiro, e o segundo período é no primeiro mês do  segundo semestre, ou seja Julho. É muito fácil fazer a inscrição, tudo o que você precisa é do seu login e senha de quando se inscreveu para o Enem 2016, com esses dados  você acessa o site do SISU e faz o seu cadastro, colocando a faculdade e curso pretendidos.

Como funciona a nota de corte no SISU 2017?

Basicamente da mesma maneira com funcionaria do método tradicional, vestibular. A nota pode ser avaliada de três maneiras: ampla, ação afirmativa e por cota. Caso o candidato concorra de maneira ampla, é feita a media de suas notas, ou seja, somam-se as notas das cinco provas (uma de cada matéria) e divide-se por cinco, tendo-se assim a média. Em alguns casos, diferentes matérias podem ter diferentes formas de calculo, pois algumas faculdades priorizam notas altas em determinada matéria e em outra não. Isso é chamado de nota de peso.

Pelo sistema SISU 2017, existe três tipos de avaliação da nota, como já foi dito. Vagas de ampla concorrência podem ser utilizadas por todos que prestaram o Enem 2016. Já as vagas por cota, são apenas para aqueles que estudaram em escolas publicas toda a vida escolar, ou que concluíram o ensino médio em uma escola publica, e também para alunos negros, pardos e indígenas. As vagas de ação afirmativa, diferente das vagas por cota, não são uma obrigatoriedade legal, a instituição de ensino disponibiliza se quiser.

E depois de se inscrever, o que fazer?

Bom, você fez tudo certinho: estudou, prestou o Enem, fez sua inscrição no SISU e escolheu bem a faculdade e curso que gostaria de fazer. Agora, não saia de perto do celular e não deixe de conferir a sua caixa de e-mail! Caso você consiga entrar pela primeira chamada, você não vai querer desperdiçar a sua chance de realizar um sonho. Quando receber contato da faculdade, entre em contato o mais rápido possível, para não perder a vaga e passá-la para outra pessoa.

Mas caso, você não consiga passar na primeira chamada, não se desanime ou se desespere! Você ainda tem chances! Durante todo esse processo, você pode modificar a faculdade e o curso que você escolheu, ou seja, caso você não consiga de primeira ainda tem chance de escolher outra faculdade com uma nota de corte mais baixa que a primeira e tentar.

Tenha força de vontade, o sonho de se formar pode estar mais perto do que você imagina!  Boa sorte.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *