Abono salarial: Conheça todos os seus direitos

0
Abono salarial: Conheça todos os seus direitos

O abono salarial é um daqueles benefícios que muitos sabem que existem, mas infelizmente desconhecem as origens e os motivos pelos quais estes benefícios existem. Hoje vamos falar mais sobre o abono social, suas regras e condições, origens e como fazer para recebê-lo.

O que é o Abono salarial?

O abono salarial é um benefício pago pelo fundo de amparo ao trabalhador (Condefat) a todos os trabalhadores que tiveram vínculo empregatício no ano vigente. Ele é concedido para pessoas que receberam até dois salários mínimos por mês, além de outros requisitos necessários para que ele seja liberado.

Um dos pontos principais deste benefício é que ele é uma conquista dos trabalhadores, sendo indispensável para as famílias mais humildes poderem construir um patrimônio ou usar este dinheiro adicional para realizar algum sonho.

Outra questão importante é que o beneficio do abono social é obtido com muito mais facilidade por meio de uma conta na Caixa, onde, este caso, é feito do depósito direto. Se você ainda não possui uma, recomendamos, já que ela não facilita apenas receber o abono salarial, mas uma série de outros benefícios e programas sociais.

Quais são os pré-requisitos e valor do abono salarial?

Para receber o abono salarial, é necessário cumprir esses pré-requisitos:

Ter cadastro no PIS há pelo menos 5 anos.

Ter recebido até dois salários mínimos, por pelo menos um mês, em trabalho registrado para pessoa jurídica.

Seu empregador precisa ter feito seu registro de forma adequada, colocando suas informações no Registro anual de Informações Sociais (RAIS).

Com isso, você já será capaz de receber o abono salarial, que deve ser calculado da seguinte forma:

O valor do salário mínimo vigente deve ser divido pro 12 e então multiplicado pela quantidade de meses que você trabalhou registrado no ano. Ou seja, para que o abono salarial tenha um valor realmente substancial, o ideal é ter trabalhado ao menos mais de 6 meses no ano em questão.

Como eu recebo?

Comentamos anteriormente que existem duas formas principais de recebimento do abono salarial: depósito em conta direto ou a retirada com o cartão cidadão.

O recebimento via depósito direto na conta da Caixa é muito mais prático e automático, e por isso mais recomendado. Já a retirada em uma agência caixa exige uma pequena documentação (pela lotérica somente com o cartão cidadão, em uma agência da Caixa com o número do PIS e o documento de identificação).

O pagamento é feito de acordo com uma tabela que está afixada em todas as agências da Caixa e casas lotéricas, para que você não tenha dificuldades.

Quais outras possibilidades ?

As pessoas com mais idade, que tinham acesso anterior aos fundos do PIS/ PASEP, têm, atualmente, cotas destes fundos, que tem um pequeno rendimento anual. Esse rendimento pode ser retirado em qualquer agência da Caixa.

Se você possui menos de 70 anos, ainda não é possível sacar a cota total, mas aqueles que têm essa idade podem sacar a cota total e usá-la para ter uma aposentadoria mais tranquila.

Mantenha-se informado sobre seus direitos aqui no Tem de Tudo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *