Como Pagar INSS Autônomo Retroativo

0
Como Pagar INSS Autônomo Retroativo

Aprender como pagar INSS retroativo é interessante para você, profissional autônomo, que deixou de pagar o Guia de Pagamento Social (GPS) e agora quer retomar os pagamentos. Principalmente diante das reformas na Previdência que irá aumentar o tempo de contribuição para aposentadoria, fator este que merece atenção para quem tem muito ainda para contribuir, exatamente por ter ficado anos e anos sem pagar.

Aqui você verá se é possível pagar os anos anteriores e como fazer o pagamento desses valores em aberto.

Quem Pode e Como Pagar INSS Retroativo

Muitas pessoas acreditam que qualquer pessoa pode pedir para Como Pagar INSS de anos anteriores e assim diminuir o tempo que terá que esperar para se aposentar. Mas não é tão simples assim: para pagar o INSS retroativo o profissional liberal terá que comprovar que ele exerceu atividade profissional no período que ele deseja pagar as contribuições.

Essa comprovação deve acontecer através de documentos que venham a atestar que de fato o profissional exerceu atividades naquele período. Entre os documentos aceitos temos: notas fiscais, contrato de prestação de serviço, documentações de pagamento de impostos, inscrição de autônomo na prefeitura e outros. Somente apresentando esses documentos é que será pedir as GPS referentes ao tempo que o autônomo ficou sem contribuir e que agora ele planeja fazer o pagamento para contar como tempo de contribuição da Previdência Social.

Conseguindo esses documentos, ele deverá apresentá-los para a Receita Federal que é o órgão responsável por receber esses documentos e fazer a contagem do valor que o contribuinte está devendo. Esses valores poderão ser parcelados para facilitar o pagamento.

Como Saber o Valor do INSS Retroativo

Você também pode calcular os valores retroativos através da página da Receita Federal, porém o mais indicado é procurar a agência da Receita Federal mais próxima. Até porque, quando a guia de pagamento é emitida o boleto poderá ser questionado administrativamente e até judicialmente.

Para não correr o risco de ser obrigado a pagar por um valor incorreto é mais indicado procurar a Receita e então apresentar os documentos exigidos para comprovar o tempo certo que o profissional realmente exerceu uma atividade remunerada.

É muito importante que você, profissional autônomo, tenha consciência de seus Direitos e Deveres  para não serem prejudicados ao emitirem guias de pagamento que não contenham o valor correto que é devido.

Sem contar que a Receita Federal poderá sanar todas as suas dúvidas em relação ao processo de pagamento desses valores que serão gerados. Inclusive, será este o órgão que poderá fazer o parcelamento dos boletos, facilitando para que você tenha condições de pagar sem comprometer o seu orçamento.

Tire Suas Dúvidas Sobre Previdência Social

A Previdência Social possui vários canais de relacionamento com os contribuintes, uma das melhores formas de tirar suas dúvidas sobre como pagar INSS retroativo é ligar 135. Qualquer outra dúvida referente a seus direitos de aposentadoria poderá ser tirada através deste telefone, cuja a ligação é gratuita e pode ser feita de telefones públicos, telefones fixos e até celulares. Na Receita Federal você fará apenas o acordo de pagar as parcelas anteriores da sua contribuição com o INSS.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *