Como tirar RG? Aprenda aqui todos os detalhes

0
Como tirar RG? Aprenda aqui todos os detalhes

O RG, ou registro geral é, sem dúvida alguma o documento mais importante que uma pessoa tem no Brasil. Sendo de extrema importância como é, é importante ter sempre o seu, até porque ele é a forma mais simples e direta de se identificar.

Acontece que o procedimento de como tirar RG é tremendamente simples, sendo possível fazê-lo, inclusive, ao tirar a certidão de nascimento do bebê (este deverá ser trocado assim que a criança crescer, e quando for um adulto formado, mas estas já são outras questões).

Se você já tem mais de 10 anos e ainda não tirou seu RG, não perca mais tempo! Aprenda conosco como tirar seu RG e faça a requisição dele sem qualquer dificuldade!

Como tirar RG? Passos fáceis para você que ainda não tem o documento

Como comentamos, existe atualmente uma lei na qual o RG que pode ser feito juntamente com a certidão de nascimento. Isso facilita muito a vida dos pais, que não precisam mais levar a certidão de nascimento para todo o lugar, como documentação do bebê. Toda a primeira via do RG é totalmente gratuita, sendo cobrado apenas na necessidade de uma segunda via.

Para os adultos, uma questão interessante é que ao tirar o RG pode-se constar também o número do CPF, o que permite que você não precise andar com mais nenhum outro documento. Por outro lado, existe sempre o risco de, se você for roubado, os bandidos terão dois documentos seus. Tenha isso em mente no momento da sua escolha.

Outro detalhe importante é que existem diversos postos para você tirar RG. São Paulo, por exemplo, tem um excelente programa chamado Poupa Tempo, onde você tem vários serviços públicos atendendo em um único endereço.

Ao fazer seu RG, você precisará levar duas fotos 3×4 recentes e sua certidão de nascimento, ou outro documento de identificação com foto, como certidão de casamento ou carteira de trabalho.

Dicas de conservação do seu RG

Agora que você já sabe como tirar seu RG, aprenda também como conservá-lo, para que nação seja necessário pagar uma segunda via do documento:

Mantenha seu RG sempre dentro da sua carteira. Não o deixe solto na bolsa, por exemplo, pois ele irá amassar.

Apesar de ele ser plastificado, não o molhe. Isso faz com que ele perca a cola da plastificação.

Outro detalhe extremamente importante sobre o RG é que ele precisa ser trocado sempre que houver uma alteração muito grande na pessoa documentada. Por exemplo, de criança para adulto. Apresentar um RG de criança já tendo mais de 18 anos pode ser uma forma fácil de chamar a atenção sem necessidade.

Os estrangeiros que moram no Brasil tem sua própria versão de RG, chamado RNE (registo nacional de estrangeiros), sendo que somente com a naturalização eles podem ter um RG como Brasileiros.

Com todas estas informações em mãos, não perca a chance de ir tirar seu RG e tenha acesso a diversos tipos de benefícios por ser um cidadão registrado! Continue conosco no Tem de Tudo e saiba muito mais sobre os seus direitos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *