Como transferir multa? Aprenda como fazer

0
Como transferir multa? Aprenda como fazer

Transferir multa é um procedimento que muitos consideram irregular, mas na verdade ele é regular e precisa ser feito sempre que a multa for cometida por outro motorista usando o seu veículo. Esse procedimento se tornou possível nos idos de 2012 e desde então se tornou uma das possibilidades mais eficientes de atribuir à multa ao seu verdadeiro infrator.

Vamos mostrar como o procedimento é feito, quais são os cuidados que você tem de ter, prazos e outras questões extremamente importantes para que você possa transferir multa de forma segura e sem problemas.

Para que serve transferir multa e em que casos isso é possível?

Transferir uma multa é simples e rápido, com grande eficiência e tem como principal objetivo notificar o real infrator da multa em questão. Isso acontece quando, por exemplo, você usa o veículo que está no nome de outra pessoa e então é multado. Como a multa vai para o veículo e não para a pessoa, o responsável pelo veículo é notificado da multa, para que possa fazer a indicação do motorista e transferir multa para o verdadeiro infrator.

Sempre que você receber uma indicação da multa e sabe que ela foi cometida por outra pessoa, na própria guia da multa existem uma ficha de indicação do verdadeiro condutor, para que o verdadeiro infrator seja responsabilizado e arque com o valor e os pontos na sua carteira de motorista.

Exatamente pela questão da pontuação que transferir multa é tão importante. Já que a pontuação excessiva pode cancelar a sua carteira de motorista e fazer com que você tenha de passar por diversos procedimentos antes de dirigir novamente dentro da lei.

Quais são os riscos e irregularidades em transferir multa?

A transferência indevida da multa é ilegal e enquadrada como crime de falsidade dentro do código penal, com a possibilidade de pena de prisão caso seja constatado. Infelizmente existem diversas pessoas que “vendem” e “compram” pontos na carteira, fazendo o uso inadequado da possibilidade de transferir multa.

É indispensável saber que o comércio de pontos na carteira de motorista é totalmente ilegal e irregular, e qualquer pessoa que for flagrada negociando esse tipo de escambo ou recebendo dinheiro para transferir multa será autuado imediatamente.

Uma possibilidade importante é quando você empresta o carro de outra pessoa e sabe que foi multado, já se preparar para assumir aqueles pontos é de suma importância para não ser desleal com o dono do veículo. É importante verificar o prazo na multa para que a transferência possa ser feita, ou ela pode acabar sendo transferida para os seus pontos.

Como ter certeza que a multa foi transferida?

Ao transferir multa, é importante checar se a transferência foi feita adequadamente, já que sempre existe a possibilidade de acontecer algum engano ou erro. Sendo assim, é de suma importância que você cheque, por meio do site do Detran do seu estado se a multa foi atribuída ao motorista adequado. Caos não tenha sido, existem diversos procedimentos diferentes, variando um pouco em casa estado, para que esses pontos sejam transferidos mesmo depois do prazo.

Cheque com o Detran do seu estado os procedimentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *