Número do PIS: Saiba como consultar o número do seu benefício

0
Número do PIS: Saiba como consultar o número do seu benefício

O PIS, também conhecido como programa de integração Social é um número atribuído a todos os trabalhadores privados que possuem a carteira assinada. O número do benefício é único para cada cidadão e você irá recebê-lo após assinar a carteira pela primeira vez. Ele é um programa que abrange o Fundo de garantia do Tempo de Serviço – FGTS, o abono salarial, o seguro desemprego e demais cadastros nos programas do governo.

O número desse benefício é muito importante, pois somente com ele você irá conseguir o recolhimento de suas contribuições sociais feitas pela empresa, e também precisará dele para consultar ou sacar seu FGTS. Quando o cidadão troca de carteira de trabalho ou de emprego ele não terá outro PIS. O número do PIS será o mesmo na nova carteira. Só é feito um PIS quando o cidadão entra em seu primeiro emprego com carteira assinada, pois nesse momento é obrigatório que a empresa cadastre seu funcionário no PIS, que servirá para ele por toda a vida.

Número do PIS inválido, o que fazer

Pode ocorrer algumas vezes de o cidadão tentar fazer alguma coisa ou receber algum benefício e não conseguir e aparecer que seu PIS é invalido, o que pode causar um certo desespero, principalmente em quem em algum tipo de benefício para receber. Se você também está passando por isso você precisa resolver esse problema.

Resolver o problema do PIS inválido é bem simples, você só precisa ir a uma agência da Caixa Econômica Federal levando os seguintes documentos:

  • Carteira de trabalho;
  • Número do PIS;
  • CPF;
  • Carteira de identidade ou de motorista.

Quando estiver na Agência Caixa você irá falar seu problema para um atendente e dentro de alguns minutos ele irá resolvê-lo.

numero do pis

Como saber o número do PIS

O número do PIS é muito importante para o empregado receber seus benefícios, por isso é necessário que ele saiba sempre o número para que ele possa garantir o recebimento do seu dinheiro quando necessário.

Existem várias formas de saber o número do benefício, podendo ser presencial ou pela internet. Na maioria das vezes o número do PIS se encontra no verso da carteira de trabalho ou na ultima página dela. Se você não achou o número em nenhum desses dois lugares você poderá solicitá-lo em uma das agências da Caixa Econômica Federal ou pela internet. Veja a seguir como obter o número do PIS pela internet com o número do seu CPF ou pela sua carteira de trabalho:

Como obter o número pelo CPF

Para saber o número do seu com o seu CPF você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Acesse ao site: https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml;
  2. Clique na opção “inscrição” e em seguida clique em “filiado”;
  3. Insira seus dados pessoais como seu nome, o nome completo da sua mãe, o número do seu CPF e sua data de nascimento, esses dados são obrigatórios. Se você quiser ainda poderá preencher os dados complementares. Em seguida digite o texto da imagem no fim da página, que também é obrigatório e prossiga;
  4. Após preencher seus dados você será redirecionado para outra página, na qual estará seu nome e o número do seu NIT.

O número do seu NIT é o mesmo número do PIS, por isso não estranhe. Você ainda poderá optar por imprimir a página com seus dados.

Como saber o número na Carteira de trabalho

Geralmente o número do PIS se encontra na sua carteira de trabalho. Nas novas carteiras o número do PIS fica já na primeira pagina da carteira de trabalho, ele possui cerca de 10 letras e está em negrito, fica localizado no campo PIS/PASEP. Caso você tenha uma carteira de trabalho mais antiga, o número do benefício provavelmente estará na ultima página da sua carteira de trabalho.

Como saber o número do PIS por telefone?

Outra opção para quem deseja saber o número do seu PIS é pelo telefone, é só ligar para a central de atendimento da previdência social através do número 135 e optar pela opção 5, informar seus dados para a atendente e ela irá te informar o número do seu benefício.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre o PIS, deixe nos comentários que nós responderemos assim que possível!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *