Gravidez psicológica: O que é? Quais os sintomas? Tem tratamento?

0
Gravidez psicológica: O que é? Quais os sintomas? Tem tratamento?

Imagine que todos os sintomas da gravidez estão presentes: enjôo matinal, desejos por comidas, menstruação atrasada e por aí vai.. mas, no fim das contas você não está grávida de verdade. Pode parecer bizarro, mas nosso mente tem um poder muito grande de criar sintomas físicos através de medos e anseios. A pseudociese, mais conhecida como gravidez psicológica acomete muitas mulheres e também homens do mundo inteiro. Pode parecer mentira ou invenção, mas ela é tão real que o corpo age como se realmente fosse verdade.

O que é Gravidez psicológica?

A gravidez psicológica é um problema emocional que acontece quando o corpo da mulher demonstra vários sintomas como se estivessem grávidas, mas na verdade não existe nenhum feto se desenvolvendo no útero da mulher.

Como acontece?

Há alguns motivos que predispõe algumas pessoas a terem a gravidez psicológica. Isso acontece geralmente em quem está emocionalmente abalado ou teve traumas em alguma época da vida. Os principais motivos/causas disso acontecer são:

  • Desejo muito grande de engravidar;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Medo de engravidar;
  • Período pós-histerectomia;
  • Baixo auto estima;
  • Quadros depressivos ou psicóticos;
  • Desejo muito grande de continuar com um companheiro;
  • Problemas conjugais;
  • Histórico de abuso sexual na infância.

Além desses casos de mulheres, a gravidez psicológica também pode ocorrer nos homens – mesmo sendo menos comum. Isso costuma acontecer em casos em que eles se conectam intensamente com a gravidez da parceira. Esses quadros são chamados de síndrome de couvade.

Gravidez psicológica

Sintomas

Os sintomas da gravidez psicológica são basicamente os mesmo de uma gravidez normal, o que difere é que não há nenhum bebê sendo formado. Os principais sintomas são:

  • Enjôos;
  • Sonolência;
  • Desejos alimentares;
  • Atraso na menstruação;
  • Crescimento da das mamas e da barriga;
  • Sentir o bebê “chutar” e se movendo;
  • Produção de leite materno.

Mas você deve estar se perguntando como todos esses sintomas podem acontecer sendo que não há nada acontecendo realmente no corpo relacionado a gravidez. Mas o que acontece é que os estímulos psicológicos relacionados ao tema acabam aumentando a produção de hormônios da gravidez, tais eles como a prolactina (hormônio responsável pelas sensações da gestação no corpo).

Qual tratamento para Gravidez psicológica?

Mas calma que há tratamento. Algumas mulheres acabam sendo “curadas” logo que confirmam a não gravidez através de algum exame. Mas nem todas conseguem acreditar no laudo médico. A crença na gravidez é tão real e tão grande que algumas precisam de tratamento psicológico ou psiquiatra para tratar as causas que levaram à gravidez psicológica, como a terapia. Pode ser necessário o tratamento com remédios antidepressivos ou para controlar o humor também.

Para lidar com os sintomas – além da causa – um médico pode receitar medicamentos hormonais para a menstruação ser regularizada, como anticoncepcionais. Também pode ser indicado um remédio para acabar com a produção de leite materno, sendo um dos principais o Dostinex.

O tratamento pode ser eficaz rapidamente como pode demorar meses para realmente funcionar. É preciso, além dos tratamentos citados, um grande apoio da família, parceiro (se tiver) e amigos para a pessoa não só passar por isso mas também lidar com a situação pós descoberta. Não é nada fácil descobrir que acreditou firmemente em algo que não era verdade. Por isso o apoio de pessoas queridas é essencial durante esse momento.

Gravidez psicológica

Como saber se estou passando por isso?

Para saber se é o caso de uma gravidez psicológica ou não é bem simples, pois os exames para comprovar a gestação são rápidos e tranquilos. Pode ser feito o famoso teste de farmácia, mas que não é algo indicado por si, pois como esse tipo de teste apresenta muitas vezes erro no diagnóstico, é bem possível que a pessoa não acredite em um resultado negativo – nem que isso se repita várias vezes. O mais seguro e recomendado é o exame de sangue chamado de Beta HCG ou ultrassom. Os dois é que podem confirmar mais precisamente que não existe nenhuma gravidez.

Como evitar?

É bem complicado pensar em como evitar, já que as pessoas que passam por isso podem estar visivelmente bem antes disso. O ideal é manter um equilíbrio da saúde mental e emocional para que a mente não chegue a extremos.

E aí? Você já conhecia sobre a gravidez psicológica? O que achou? Deixe seu comentário pra gente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *