Hidroginástica para gestantes

0
Hidroginástica para gestantes

A hidroginástica está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, por ser um tipo de exercício que abrange e trata várias partes do corpo, além de ser prazeroso e relaxante de ser feito. O tratamento é muito indicado para idosos e gestantes, pois estimula alguns músculos que podem estar sofrendo algo prejudicial, além de ter praticamente impacto zero sobre a as juntas de articulações.

Em relação à hidroginástica para gestantes, a mesma deve ter alguns objetivos, como o condicionamento físico e fortalecimento dos músculos da mulher e exercícios que dêem um melhor equilíbrio à gestante. Em relação ao emocional são feitos exercícios respiratórios que ajudam a melhorar a parte circulatória e respiratória da gestante, fazendo com que a mesma fique mais relaxada, com menos ansiedade, além de ajudar na melhora da autoestima e do autocontrole.

Vamos falar sobre estas vantagens da hidroginástica para gestantes e como usá-la para ter uma gravidez mais tranquila e saudável.

Vantagens da hidroginástica para gestantes

O contato com a água é totalmente estimulante e relaxante, fazendo com que a gestante tenha um sono com melhor qualidade durante a noite e com isso o bebê estará sendo favorecido, sendo que o mesmo estará se desenvolvendo melhor no útero. A maioria das gestantes estão liberadas para a prática da hidroginástica logo após o terceiro mês da gestação, mas é importante ressaltar que para poder iniciar este tipo de exercício físico é necessário uma autorização do obstetra.

A hidroginástica diminui o inchaço e ainda proporciona uma respiração perfeita do bebê. A prática de atividades físicas durante a gestação traz inúmeras vantagens e é totalmente indispensável para o bem-estar da gestante, mas nunca deve ser feita sem a orientação de profissionais. Os exercícios permitem à redução do percentual de gordura, ajuda no fortalecimento da musculatura, melhora a capacidade cardiorrespiratória, diminui a percepção de dor no parto e realiza o relaxamento muscular. Para mulheres sedentárias, o mais indicado é a prática de atividades dentro da água, pois o impacto é menor. Além da hidroginástica é indicada também a prática de atividades físicas como: alongamento e caminhada.

A atividade física estimula à produção de endorfina que é responsável pela sensação de bem-estar e bom humor. A hidroginástica facilita movimentos que fora da água são difíceis de serem exercitados pela gestante e, ainda ensina o jeito certo de respirar nas horas das contrações, diminui as dores lombares, mexe com a circulação, ajuda a tranqüilizar e a relaxar, os movimentos possibilitam a oxigenação perfeita do bebê.

Contra indicações e cuidados da hidroginástica para gestantes

A maior dificuldade da gestante em relação à hidroginástica pode ser muito mais em relação à hidroginástica pode ser de natureza psicológica e não física.

Muitas mulheres, durante a gravidez, sentem que estão ficando feias e podem ter problemas em usar trajes de banho, ficando com vergonha de suas barrigas, ou até sentirem que não devem se expor desta maneira. É muito importante que todos ao redor da gestante ofereceram apoio neste aspecto. Além disso, se a piscina não for tratada adequadamente, a possibilidade de problemas de pele e infecções urinárias são muito maiores. Procure sempre uma academia com qualidade e bom renome para a sua hidroginástica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *