6PS: Um estilo novo de junção de startups

0
6PS: Um estilo novo de junção de startups

A ideia de startup surgiu nos Estados Unidos em uma época onde o mercado passava por transformações e necessitava de novidades. A bolha da internet também acontecia nessa época, fator esse que foi primordial para a criação desse novo modelo de negócio. Vale ressaltar que a criação desse novo tipo de negócio se deu na década de 90, e agora, mais de 15 anos depois, o mesmo está presente em diversos países, inclusive no Brasil.

O governo brasileiro abraçou as startups e tem intensificado seus incentivos aos empresários que desejam tornar-se adeptos da novidade. Isso por que o mercado brasileiro está carente de novidade, fato esse que impossibilita que milhares de consumidores tenham suas respectivas necessidades atendidas.

Normalmente uma startup surge a partir de uma ideia inovadora, aonde o dono da iniciativa procura atrair investidores que estejam interessados em aplicar dinheiro no projeto. Se a proposta for realmente boa, com certeza aparecerão pessoas dispostas a colaborar e a empresa terá tudo para alcançar bons resultados.

A 6PS e a junção de mercados

A 6PS é uma startup do ramo de comunicação, seu objetivo é criar soluções que ampliem e melhorem comunicação entre a empresa e os clientes, parceiros e fornecedores, possibilitando aplicações diferenciadas e personalizadas de acordo com o objetivo.

A antiga Streamlive acabou sendo unificada junto com uma agência web americana, que se unificou e se transformaram em uma empresa binacional, o que aumentou muito a abrangência de ambas, além do desenvolvimento de tecnologias em comum.

Muitos diriam que a 6PS e a Streamlive se uniram para agregar somente portfólios e clientela, mas a realidade é muito maior, pois duas empresas pequenas de enfoque local, quando desenvolver este tipo de fusão internacional acaba criando uma empresa que cresce mais pela capacidade de criar uma ponte entre os países até do que qualquer outra questão. O site oficial da 6PS é http://6PS.com e com ele é possível verificar que esta parceria pode ter elevado uma pequena agência criada somente para o desenvolvimento de streaming de vídeo em um escritório de uma empresa binacional.

Esta é uma dica especialmente importante para startups inovadoras: tenham a capacidade de trabalhar internacionalmente,. Não encarem seus mercados somente em nível local ou nacional, especialmente quando seus serviços são online e pode ser entregues no mundo todo sem a criação de uma grande rede de armazenamento e logística.

Outro detalhe fundamentalmente importante é lutar para que seu diferencial tenha uma vantagem de mercado que seja sempre imbatível. Se a Streamlive tivesse sido superada por outra startup nacional, qual a possibilidade de também não ter chamado a atenção da 6PS e ser incorporada? A Streamlive poderia estar ainda atuando apenas localmente ou nacionalmente, mas nunca ganharia o espaço que possui no mercado americano sem a 6PS, que conhece os prós e contras, além de ter uma margem mais poderosa de negociação por compreender os preços dos serviços naquele mercado.

Finalmente, se você decidir vender totalmente a ideia, sem manter nenhum tipo de relacionamento com a nova empresa montada, é ideal que você tenha plena noção de que, por questão de ética, não é muito recomendável se tornar um concorrente de sua antiga empresa.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *