DPVAT: Conheça o seguro e saiba a data para pagamento!

0
DPVAT: Conheça o seguro e saiba a data para pagamento!

O seguro DPVAT é um seguro que ampara as pessoas vitimas de acidentes de trânsito em todo o território brasileiro. Para conseguir o amparo desse seguro não é preciso comprovar de quem foi a culpa do acidente, pois esse seguro cobre os danos tanto de quem causou o acidente quanto do acidentado, desde que ele esteja em dia, sem nenhum débito em atraso. Por isso, o DPVAT faz parte da lista de seguros obrigatórios. Se você possui algum tipo de veiculo automotor você deve pagar esse seguro para garantir a sua segurança e a do próximo em caso de acidentes.

O que é o DPVAT?

A sigla DPVAT designa o Seguro Obrigatório causados por veículos automotores em vias terrestres. Esse seguro tem que se pago por todo proprietário de veiculo, para que seja assegurado qualquer dano causado pelo veiculo ou por suas cargas tanto aos passageiros que estão sendo transportados como para terceiros. Se você deseja saber tudo sobre esse seguro, continue lendo esse artigo que a seguir nós tiraremos todas as suas duvidas a respeito do DVPAT.

Como consultar o valor do DPVAT?

Não é possível dizemos um valor exato para o DPVAT, visto que o valor desse seguro varia conforme cada veiculo, no entanto se você deseja saber o valor do seu DPVAT você poderá consegui-lo em alguns segundos, só é necessário que você tenha em mãos a guia de recolhimento. Essa guia pode ser adquirida através da internet de forma muito simples, assim evita que você fique horas em uma fila de atendimento presencial. Veja a seguir o passo a passo de como consultar o valor do seu seguro:

  • Acesse ao site oficial do DPVAT através do link a seguir: https://www.seguradoralider.com.br/pagamento;
  • Clique sobre o estado no qual seu veiculo pertence;
  • Escolha a opção na qual o seu veiculo se encaixa, para saber o valor do seu DPVAT 2018;
  • Complete os campos com os dados necessários;
  • Em alguns segundos estará disponível o valor do seu seguro DPVAT;
  • Caso desejar você poderá imprimir o boleto e paga-lo em qualquer agencia bancaria até a data do vencimento.

Outra forma de ter acesso ao seu seguro DPVAT é indo até uma agencia bancaria e fazendo essa solicitação em um balcão de atendimento ou através de um caixa eletrônico.

Os documentos necessários para ter acesso ao DPVAT são: o RENAVAM, CPF (em casos de pessoas físicas), placa do veículo e o ano de exercício do mesmo. Caso queira você também poderá colocar o seu email.

dpvat

DPVAT atrasado

O valor do seguro não é acumulativo, ou seja, caso você não pague o seguro em um ano, você poderá emitir apenas o DPVAT do ano subseqüente. Ao acessar o site do DPVAT você terá todos os seguros que não foram pagos ainda no sistema  e poderá emitir apenas o que desejar pagar, sendo que o valor desse seguro não se altera, a não ser que haja a troca do veiculo.

Contudo, há um limite para  a emissão de DPVAT atrasados, sendo que só é possível emitir através do sistema o seguro dos dois últimos anos, caso você queira emitir o documento de 3 anos ou mais, é necessário tomar outra medida, que consistem em enviar um email para arrecada@seguradoralider.com.br, constando todos os dados do seu veiculo e de quais os anos você deseja solicitar a guia do corrigida, assim você receberá o boleto para pagamento do seguro atrasado através do seu email.

Caso você deixe o seu seguro atrasar, até mesmo por um ano, você não poderá licenciar o seu veiculo anualmente, e com isso poderá levar multas e perder pontos em sua carteira. Por isso é recomendável que sempre deixe os impostos e seguros obrigatórios pagos em dia.

O DPVAT deve ser pago juntamente com a primeira parcela do IPVA, a data desse pagamento é liberada sempre ao final do ano pelo DETRAN, assim, quando forem divulgadas as datas você deverá acessar ao site do DETRAN para ter acesso ao calendário e não perder a data de pagamento.

Ficou alguma duvida sobre o seguro? Deixe-a nos comentários que nós responderemos assim que possível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *