IPVA 2018 RS: Conheça aqui as datas, valores e descontos!

0
IPVA 2018 RS:  Conheça aqui as datas, valores e descontos!

O ano de 2017 já está quase na metade e tem muita gente já pensando nas contas do próximo ano. Não tem nada de errado nisso, aliás, se programar financeiramente para o que vem, é sempre bom. Uma das contas que já estréia o ano de 2018, assim como todos os outros anos, é o IPVA. Você que é do estado do Rio Grande do Sul e já quer saber algumas informações sobre esse imposto para o ano que vem, vamos te orientar com todas as informações sobre o IPVA 2018 RS!

O que é?

O IPVA é a abreviatura do chamado Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Só aqueles que possuem carros que são cobrados pelo estado. Esse imposto é requerido em todo território brasileiro, e no Rio Grande do Sul não é diferente. O IPVA 2018 RS é obrigatório para todos que têm veículos com menos de 15 anos de fabricação, ou seja, só irá pagar os motoristas de carros de 2003 para cá. É importante pagar em dia, pois sem o pagamento comprovado desse imposto, seu automóvel não pode circular para nenhum lugar.

Qual o valor do IPVA 2018 RS?

O IPVA é calculado anualmente e cada pessoa paga o valor referente ao seu carro. Então, a conta é toda proporcional à suas condições financeiras. A base do cálculo é feita através do valor do seu veículo + a alíquota do estado. Por isso o valor varia conforme o estado do país em que você se encontra.

Todo ano essa conta é refeita porque o valor de mercado do seu veículo pode abaixar, como também – raramente – aumentar. Assim, fica um valor mais justo, seguindo as margens do mercado.

Você consegue saber o valor previamente, pensando no valor do ano anterior. Se nada mudou no seu carro, é bem possível que siga a mesma faixa. Mas também é possível consultar através do site oficial do Detran RS. É bem simples! É só entrar no Site do Detran RS e preencher a informação no espaço indicado “Placa do Veículo” e também no “RENAVAM do veículo”. É preciso confirmar na parte “Não sou um robô”. Por último, é só clicar em “Consultar”.

IPVA 2018 RS

Qual o prazo do pagamento do IPVA 2018 RS?

O prazo do IPVA 2018 RS também pode mudar conforme o ano. Anualmente, geralmente em novembro ou dezembro, o Governo do Rio Grande do Sul libera uma tabela com as informações necessárias. Nela você encontra os prazos para efetuar o pagamento, descontos, etc. O prazo final segue uma ordem de meses referentes ao final da placa do seu carro. Por exemplo, geralmente, a tabela funciona desta forma:

  • Pagamento do IPVA 2018 RS em abril: veículos com o final da placa 1, 2 e 3.
  • Pagamento do IPVA 2018 RS em maio: veículos com o final da placa 4, 5 e 6.
  • Pagamento do IPVA 2018 RS em junho: veículos com o final da placa 7 e 8.
  • Pagamento do IPVA 2018 RS em julho: veículos com o final da placa 9 e 0.

Como pagar?

Conforme o prazo de pagamento referente ao seu carro, você pode pagar o seu IPVA 2018 RS a vista ou parcelar em até 3 vezes. É possível fazer o pagamento do imposto nos bancos Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi, Santander ou Casas Lotéricas. Você também pode pagar através de sua conta no internet banking.

IPVA 2018 RS

Tem desconto?

Sim! E há algumas formas de obter o desconto, como:

  • Pagamento antecipado valor integral: se você pagar todo o valor até o vencimento da primeira parcela, recebe 3% de desconto. Até o vencimento da segunda parcela, 2% de desconto. Até o vencimento da terceira parcela, 1% de desconto.
  • Pagamento antecipado parcelado: no caso de parcelar, você também consegue desconto se pagar antes dos prazos definidos. Isso geralmente acontece quando as parcelas, ao invés de começar em abril, são para janeiro, fevereiro e março. Neste caso, funciona da mesma forma: você ganha 3% de desconto na primeira parcela; 2% de desconto na segunda parcela e 1% de desconto na terceira parcela.
  • Bom histórico no trânsito: quem não cometeu nenhuma infração no ano anterior, recebe 10% de desconto. Se você não cometeu nos últimos dois anos, sobe para 15% de desconto.

E aí? Deu pra entender e já se programar para o IPVA 2018 RS que vem?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *