Quem liga e como estruturar um crowdsourcing

0
Quem liga e como estruturar um crowdsourcing

O mundo evoluiu muito da década de 90 para cá, tanto que algumas economias ainda sofrem com essa passagem tão rápida de fase e por isso carecem de novidades. O mercado brasileiro já esteve pior, no entanto ainda sente a falta de diversos produtos e serviços, limitando assim o poder de escolha dos consumidores.

Quantas vezes você já disse a seguinte frase “Quem dera se existisse uma loja que vendesse tal coisa”, quem nunca? Pois é, com o crescimento dos incentivos dados aos empreendedores que possuem uma boa ideia, mas que não tem dinheiro para investir no negócio, isso tudo será possível.

Dezenas de startups estão sendo criadas, algumas já alcançaram certo sucesso e já colhem bons frutos, outras ainda estão começando e caminham a passos largos para o topo. Tudo é questão de saber gerir o negócio e de contar com uma proposta inovadora.

Quem liga e a segurança do usuário

O projeto ‘Quem liga’ é um banco de dados que armazena telefones de pessoas/empresas que incomodam nosso dia-a-dia oferecendo produtos, cobrando contas, se passando por outras pessoas, etc.

Se você recebeu uma ligação, uma mensagem de um número desconhecido e quer saber mais sobre ele, o Quem Liga é o lugar certo. Faça uma busca pelo telefone em nossa base e veja o comentário de outras pessoas.

Apesar de ser uma forma muito interessante de iniciar uma startup, a falta de credenciais de quem faz a denúncia e a possibilidade de isto ser usado de fora errônea por pessoas mal intencionadas torna o serviço um pouco aberto a impressões errôneas demais. Isto pode atrair problemas de ordem geral, caindo até para uma denúncia jurídica como difamação.

Apesar de ser uma iniciativa muito interessante, na verdade a criação de uma plataforma de crowdsourcing precisa ser mais bem desenvolvida: Com perfis reais, para evitar a irresponsabilidade das informações cedidas, o desenvolvimento de uma série de recompensas para quem ajuda, além, claro, da sensação de estar fazendo algo realmente interessante, tanto para a pessoa quanto para a comunidade ao seu redor.

Apesar destes detalhes, existe algo de muito positivo no desenvolvimento do Quem liga, já que ele pode se tornar um serviço patrocinado por uma companhia telefônica, que pode adicionar sua marca a um serviço tão importante, além, claro, da possibilidade de conseguir se desenvolver por meio de publicidade, doações e outras formas de capitalização.

O site oficial dessa promissora startup é http://www.quemliga.com.br.

Algo muito interessante nesta plataforma também seria algum tipo de moderação. Se as informações são filtradas antes de publicadas (não conseguimos entrar em contato com os criadores para confirmar se existe algum crivo), a possibilidade de sucesso se torna exponencialmente maior.

Ponha suas ideias em prática, crie e busque a inovação, especialmente nesta poderosa e aberta de crowdsourcing e corwdfunding, que vão se tornar tendências cada vez mais poderosas no futuro. Desenvolver sua empresa com ela já funcionando é uma estratégia ousada, que, dependendo do ramo, pode se tornar desastrosa. Mantenha a sua mente sempre aberta a novas possibilidades e visite sempre nosso blog em busca de novos cases.

Boa sorte!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *